×
Melão
Fevereiro 25, 2019
MELÃO/CEPEA: Exportações disparam em janeiro
Volume enviado cresceu 55% no mês

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Exportações disparam em janeiro Ver fotos

Piracicaba, 25 – Após um início de temporada marcado por retração dos embarques (especialmente para a União Europeia, maior consumidora de frutas brasileiras), as exportações de melão da safra 2018/19 ganharam ritmo em janeiro.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram exportadas 44 mil toneladas da fruta no mês passado, valor 55% superior ao de janeiro/18. A receita também se superou no período, em 46%, chegando a US$ 29 milhões, na mesma comparação.

Mesmo assim, este incremento não foi suficiente para reverter o cenário de queda na parcial da campanha 2018/19 (agosto/18 a janeiro/19). Assim, o volume caiu 10%, totalizando apenas 175 mil toneladas – enquanto o rendimento recuou 16%, chegando a cerca de US$ 119 milhões.

Segundo melonicultores consultados pelo Hortifruti/Cepea, dois quadros diferentes e inesperados ocorreram nesta temporada. No primeiro, logo no início da campanha (agosto/18), exportadores haviam se preparado para enviar grandes volumes de melão para a Europa – mas, o atraso da temporada espanhola impediu que o cenário se concretizasse. Já no segundo, mais recente, as boas condições climáticas garantiram oferta firme em janeiro/19 – o que, somado à boa demanda europeia no período, favoreceu os envios internacionais no primeiro mês do ano.

Em fevereiro, porém, alguns entraves surgiram e devem permanecer em março: as chuvas nas lavouras. As elevadas precipitações nas roças tornaram mais recorrentes os problemas de qualidade nos melões, restringindo os envios – cenário que deve se manter no próximo mês, podendo, até mesmo, adiantar o fim dos embarques da safra 2018/19.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
exportações de frutas
exportações de melão
fruticultura brasileira
melão
mercado internacional
qualidade
safra 2018/19 de melão
união europeia