×
Melão
Maio 22, 2018
MELÃO/CEPEA: Disponibilidade restrita impulsiona preços na Europa
Demanda está maior que a oferta

Por Marcela Barbieri e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Disponibilidade restrita impulsiona preços na Europa Ver fotos

Piracicaba, 22 – A temporada de melão está resistindo a começar na Espanha, um dos principais países produtores mundiais da fruta, segundo notícia do Fresh Plaza. Com isso, o volume disponível diminuiu na União Europeia, impulsionando as cotações.

Na entressafra espanhola, diversos países produtores aumentam os envios de melão ao bloco – dentre os principais, o Brasil. Porém, as campanhas passaram por altos e baixos, ora pelo clima influenciando a demanda, ora afetando a produção.

Enquanto o consumo estava menor com o clima mais ameno, agora observa-se aumento das temperaturas no hemisfério Norte, o que tem impulsionado a demanda. Com isso, a procura por melões se tornou maior do que a oferta, favorecendo bons retornos financeiros.

Além disso, a estação chuvosa presente nos países produtores diminuiu a disponibilidade da fruta (como no Brasil, por exemplo, onde as chuvas limitaram a qualidade e o cultivo na entressafra do Rio Grande do Norte/Ceará). O maior volume poderá impactar nos preços apenas com a colheita da temporada da Espanha, que pode se intensificar no próximo mês.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo na Europa
Fresh Plaza
melão
melão da Espanha
mercado internacional
produção de melão
união europeia