22/05/2018

MELÃO/CEPEA: Disponibilidade restrita impulsiona preços na Europa

Demanda está maior que a oferta

Por Marcela Barbieri e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELÃO/CEPEA: Disponibilidade restrita impulsiona preços na EuropaVer fotos

Piracicaba, 22 – A temporada de melão está resistindo a começar na Espanha, um dos principais países produtores mundiais da fruta, segundo notícia do Fresh Plaza. Com isso, o volume disponível diminuiu na União Europeia, impulsionando as cotações.

Na entressafra espanhola, diversos países produtores aumentam os envios de melão ao bloco – dentre os principais, o Brasil. Porém, as campanhas passaram por altos e baixos, ora pelo clima influenciando a demanda, ora afetando a produção.

Enquanto o consumo estava menor com o clima mais ameno, agora observa-se aumento das temperaturas no hemisfério Norte, o que tem impulsionado a demanda. Com isso, a procura por melões se tornou maior do que a oferta, favorecendo bons retornos financeiros.

Além disso, a estação chuvosa presente nos países produtores diminuiu a disponibilidade da fruta (como no Brasil, por exemplo, onde as chuvas limitaram a qualidade e o cultivo na entressafra do Rio Grande do Norte/Ceará). O maior volume poderá impactar nos preços apenas com a colheita da temporada da Espanha, que pode se intensificar no próximo mês.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza

Tags: Cepea, consumo na Europa, Fresh Plaza, melão, melão da Espanha, mercado internacional, produção de melão, união europeia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui