16/04/2019

MELÃO/CEPEA: Colheita da safra principal tem início lento no Vale

Preços registrados na 1ª quinzena de abril são os maiores desde 2016

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELÃO/CEPEA: Colheita da safra principal tem início lento no ValeVer fotos

Piracicaba, 16 – A colheita da safra principal de melão está se iniciando no Vale do São Francisco (PE/BA) neste mês, devendo seguir até meados de julho. Porém, o ritmo das atividades, nestas primeiras semanas, tem permanecido abaixo do usual, já que as chuvas de fevereiro e março atrasaram o plantio e/ou dificultaram o manejo das lavouras na região.

Com isso, a oferta nacional da fruta permanece restrita, impulsionando as cotações. Na primeira quinzena de abril, por exemplo, o melão amarelo a granel obteve preço médio de R$ 1,17/kg na praça pernambucana/baiana, sendo o maior valor observado na série histórica do Cepea, desde agosto de 2016.

Por outro lado, as expectativas são de que, após anos em queda, a área produzida volte a aumentar no Vale neste primeiro semestre de 2019, tendo em vista os maiores investimentos. Como resultado, a oferta pode se elevar no decorrer da safra – assim, estima-se que a rentabilidade seja positiva, mas ainda limitada na região.

Atenção: Mais chuvas são esperadas para abril! Ainda que dentro da média, as precipitações podem atrapalhar a colheita e, até mesmo, reduzir a qualidade das frutas (aumentando a incidência de bacterioses).

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, clima, colheita, cotação de melão, melão, oferta nacional de melão, perspectivas, preços de melão, produção de melão, safra de melão do Vale do SF

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui