×
Melão
Abril 16, 2019
MELÃO/CEPEA: Colheita da safra principal tem início lento no Vale
Preços registrados na 1ª quinzena de abril são os maiores desde 2016

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Colheita da safra principal tem início lento no Vale Ver fotos

Piracicaba, 16 – A colheita da safra principal de melão está se iniciando no Vale do São Francisco (PE/BA) neste mês, devendo seguir até meados de julho. Porém, o ritmo das atividades, nestas primeiras semanas, tem permanecido abaixo do usual, já que as chuvas de fevereiro e março atrasaram o plantio e/ou dificultaram o manejo das lavouras na região.

Com isso, a oferta nacional da fruta permanece restrita, impulsionando as cotações. Na primeira quinzena de abril, por exemplo, o melão amarelo a granel obteve preço médio de R$ 1,17/kg na praça pernambucana/baiana, sendo o maior valor observado na série histórica do Cepea, desde agosto de 2016.

Por outro lado, as expectativas são de que, após anos em queda, a área produzida volte a aumentar no Vale neste primeiro semestre de 2019, tendo em vista os maiores investimentos. Como resultado, a oferta pode se elevar no decorrer da safra – assim, estima-se que a rentabilidade seja positiva, mas ainda limitada na região.

Atenção: Mais chuvas são esperadas para abril! Ainda que dentro da média, as precipitações podem atrapalhar a colheita e, até mesmo, reduzir a qualidade das frutas (aumentando a incidência de bacterioses).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita
cotação de melão
melão
oferta nacional de melão
perspectivas
preços de melão
produção de melão
safra de melão do Vale do SF