×
Melancia
Janeiro 31, 2019
MELANCIA/CEPEA: Safra em Arroio dos Ratos se encerra com rentabilidade positiva
Menor oferta nacional colaborou para este cenário

Por Laleska Moda e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Safra em Arroio dos Ratos se encerra com rentabilidade positiva Ver fotos

Piracicaba, 31 – Iniciada no final de novembro, a safra 2018/19 de Arroio dos Ratos (RS) chegou ao fim em meados deste mês, com bons resultados para melancicultores. Apesar de a incidência solar ter queimado boa parte das melancias da praça em dezembro e dificultado a aceitação por parte dos consumidores, a demanda mais aquecida, aliada à oferta restrita em outras regiões produtoras, permitiu preços remuneradores. Na média da safra (nov/18 a jan/19), a melancia graúda (>12 kg) teve média de R$ 0,53/kg – valor 112% acima dos custos de produção.

Além da colheita reduzida em Teixeira de Freitas (BA), as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, no início de janeiro, também dificultaram a comercialização e ocasionaram perdas pontuais em Encruzilhada do Sul (RS) – principal praça ofertante neste mês. Apesar de as chuvas também afetarem a qualidade em Arroio dos Ratos, a intensidade foi inferior, gerando menor percentual de perda se comparada à outra praça gaúcha. Assim, produtores obtiveram resultados mais positivos nesta safra 2018/19 (nov/18 a jan/19), com rentabilidade 54% superior à de 2017/18.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
colheita de melancia
comercialização de melancia
cotação
custos de produção
Hortifruti Brasil
melancia
perdas
preços de melancia
rentabilidade
safra 2018/19 de Arroio dos Ratos