×
Melancia
Janeiro 17, 2022
MELANCIA/CEPEA: Exportações encerram 2021 em bom ritmo
Até o momento, recorde de 2020/21 tem sido superado em 2021/22

Por Lucas de Mora Bezerra e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Exportações encerram 2021 em bom ritmo Ver fotos

Piracicaba, 17 – Na região exportadora do RN/CE, a colheita de melancias segue a todo vapor, sendo pouco impactada pelas chuvas que têm atingido o Nordeste do País. Além disso, os problemas fitossanitários observados são leves, contribuindo para manter a produtividade média ao redor de 35 t/ha.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), desde agosto/21, início da colheita da temporada 2021/22, pouco mais de 86,4 mil toneladas da fruta foram exportadas, movimentando cerca de R$ 38,4 milhões. Os valores parciais representam aumentos de 3% e de 13%, respectivamente, quando comparados ao mesmo período da safra anterior, que foi recorde. Caso o ritmo dos embarques permaneça semelhante ao de 2020/21, é provável que os envios de melancia batam recorde por mais uma temporada.

Porém, vale ressaltar que problemas logísticos continuam impactando os embarques brasileiros. De fato, o atraso na chegada de navios aos portos e a disponibilidade restrita de contêineres têm onerado ainda mais os exportadores, além de gerar redução na qualidade das frutas destinadas à Europa. Além disso, o aumento dos custos de produção tem tornado as margens mais restritas, principalmente por conta da dificuldade no repasse destes valores aos preços de venda.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
embarques de melancia ao exterior
envios de melancia
exportações de melancia
HF Brasil
melancia
safra 2021/22 de melancia