26/11/2018

MELANCIA/CEPEA: Com início da colheita em Itápolis, safra paulista segue a todo vapor

Área plantada é semelhante à da temporada 2017/18

Por Mariane Novais, Laleska Moda e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Com início da colheita em Itápolis, safra paulista segue a todo vaporVer fotos

Piracicaba, 26 – Na segunda quinzena de novembro, produtores de Itápolis (SP) iniciaram a colheita de melancias. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a área plantada na safra principal foi semelhante à da última temporada (2017/18), com o plantio iniciado em agosto, após dificuldades no preparo da terra (devido ao inverno seco).

As chuvas nos últimos meses, entretanto, permitiram um bom desenvolvimento e enchimento satisfatório das melancias, podendo contribuir para a produtividade na praça paulista. Por outro lado, vale ressaltar que o clima úmido e temperaturas levemente inferiores no período também contribuíram para a maior incidência de doenças fúngicas e virose nas melancias, preocupando produtores.

O início da colheita foi concomitante à diminuição no ritmo das atividades em Marília/Oscar Bressane (SP), que deve encerrar a safra neste fim de novembro. Essa praça iniciou as atividades de colheita em outubro, com intensificação na segunda quinzena.

Em novembro, as regiões paulistas têm como principal concorrente Teixeira de Freitas (BA), o que pode pressionar as cotações médias deste mês. Além da oferta elevada, os feriados também atrapalharam a comercialização. Contudo, o menor custo logístico das melancias paulistas pode promover um melhor escoamento na região.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, clima, colheita de melancia, cotação, cotações, Hortifruti Brasil, melancia, perspectivas, preços de melancia, qualidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui