10/05/2019

MELANCIA/CEPEA: Clima e preços altos limitam vendas

Cotações caem 5,7% em GO

Por Laleska Moda e Fernanda Geraldini Palmieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Clima e preços altos limitam vendasVer fotos

Piracicaba, 10 - Os preços da melancia em Uruana (GO) tiveram nova queda nesta semana (06 a 10/05), devido a um leve amento de oferta na região, além de menor demanda nos principais centros consumidores. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, além do clima mais ameno nos últimos dias, a menor qualidade dos poucos frutos remanescentes de São Paulo e os elevados preços das últimas semanas têm limitado a aceitação do produto.

Apesar de o escoamento seguir com bom ritmo nas roças, os valores pagos ao produtor recuaram levemente, com a fruta graúda (>12 kg) sendo comercializada, em média, a R$ 0,92/kg, valor 5,7% inferior à semana passada. Vale apontar que as cotações também têm variado conforme o tamanho da melancia, visto que, no geral, poucas frutas ultrapassaram os 14 kg.

Para as próximas semanas, os preços devem seguir em queda. Isso porque, além do aumento gradual da colheita em Uruana, colaboradores indicam que as atividades em Barreiras (BA) devem se iniciar nos próximos dias, contribuindo para o aumento da oferta nacional. Além disso, o clima também pode prejudicar o mercado: uma nova frente fria deve chegar ao estado de São Paulo no domingo, 12, segundo a Climatempo. Além de chuva forte, há previsão de acentuada queda da temperatura para a próxima semana, o que pode reduzir a demanda pela fruta.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: clima, cotação, demanda, melancia, oferta, preço, Uruana

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui