14/04/2020

MELANCIA/CEPEA: Após finalização na BA, Itápolis deve abastecer mercado em abril

Colheita também se aproxima do fim em Marília/Oscar Bressane

Por João Pedro Motta de Paiva e Fernanda Geraldini Palmieri
Em parceria com
Bayer
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MELANCIA/CEPEA: Após finalização na BA, Itápolis deve abastecer mercado em abrilVer fotos

Piracicaba, 14 – As atividades de colheita da safrinha paulista 2020 já estão em maior ritmo em Itápolis (SP), mas ainda devem se intensificar nos próximos dias. Em abril, a região deve chegar ao pico de safra de melancia, sendo que a colheita deve se estender até, no máximo, início de maio.

Nos primeiros dias de quarentena, a demanda foi bastante prejudicada, o que preocupou produtores desta praça quanto à rentabilidade da temporada, visto que sua safra ocorreria integralmente durante o período de isolamento social (março e abril) – medida de contenção ao avanço do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Contudo, com o passar dos dias, percebeu-se uma demanda oscilante (algumas semanas positivas e outras negativas) mas, no balanço geral, com preços superiores aos custos. Um fator que tem contribuído é a oferta, que foi menor nas outras praças em colheita.

A segunda parte da safra de Teixeira de Freitas (BA) está praticamente finalizada, reduzindo a oferta e, consequentemente, a competição com a fruta paulista. Além disso, também houve queda no volume em Marília/Oscar Bressane (SP), que se aproxima do fim da colheita. Ao longo deste mês, produtores de Itápolis esperam que a demanda seja superior à oferta, garantindo bons preços.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, coronavírus, demanda por melancia, melancia, oferta de melancia, preços de melancia, produção de melancia, quarentena, safrinha paulista de melancia 2020

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui