×
Manga
Janeiro 27, 2020
MANGA/CEPEA: Já pensou em trocar açúcar por manga?
Pesquisadores substituem produtos na receita do chocolate ao leite

Por Rodolfo Hackmann
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Já pensou em trocar açúcar por manga? Ver fotos

Piracicaba, 28 – Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) descobriram um novo substituto para o açúcar na composição do chocolate ao leite tradicional: a manga. Sem perder a doçura (e nem o gosto do chocolate tradicional), a farinha é produzida com a fruta desidratada e pode substituir aproximadamente 33% do açúcar na receita original – tornando o produto mais saudável.

Além disso, a substituição é feita na mesma linha de produção do chocolate ao leite convencional, economizando na compra de novos maquinários e, também, na otimização do processo.

O objetivo do estudo é contribuir (mesmo que indiretamente) com o acordo assinado pelo Ministério da Saúde em 2018, que visa reduzir 144 mil toneladas de açúcar nos alimentos industrializados no Brasil até 2022. Mesmo que o chocolate ainda não faça parte da lista de produtos enquadrados no acordo, a pesquisa contribui com novas substituições para a indústria, seguindo as tendências mundiais de alimentação saudável.

Fonte: G1

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação saudável
Cepea
chocolate
estudo
manga
manga como substituta do açúcar
manga na receita de chocolate
pesquisa Unicamp e Ital
tendências de saudabilidade