×
Manga
Dezembro 26, 2022
MANGA/CEPEA: Embarques não se recuperam na parcial de 2022
Em novembro, envios também caem

Por Carolina Lagazzi e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Embarques não se recuperam na parcial de 2022 Ver fotos

Piracicaba, 26 – As exportações brasileiras de manga estão em queda na parcial de 2022 (janeiro a novembro). Segundo dados da Secex, o Brasil exportou a todos os destinos 189,8 mil toneladas da fruta, forte recuo de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em receita, foram arrecadados US$ 168,6 milhões, redução de 25% na mesma comparação. Este é o pior desempenho desde 2018 no acumulado do ano.

Especificamente em novembro, os embarques caíram 34% em volume e 35% em receita. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o menor ritmo de envios deve-se aos impactos climáticos (chuva) no volume e na qualidade, bem como os preços menos atrativos no mercado internacional, principalmente considerando o significativo aumento ocorrido no frete marítimo – diminuindo o interesse pelo segmento.

Para o mês de dezembro, exportadores não acreditam em recuperação das exportações brasileiras, já que a oferta de mangas peruanas está aumentando na Europa, refletindo na demanda pela fruta brasileira. Além disso, com as chuvas recentes no Vale do São Francisco (PE/BA), a fruta brasileira poderá ter dificuldades em atender aos requisitos internacionais – já que pode haver aumento na incidência de antracnose, colapso e diminuição da vida útil, além de outras restrições de qualidade.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
antracnose
clima
colapso
demanda
europa
exportação
frete
logística
manga
oferta
peru
qualidade
vale do são francisco