×
Mamão
Março 26, 2020
MAMÃO/CEPEA: Suspensão de voos internacionais afeta exportações
Agentes estão preocupados quanto às próximas semanas

Por João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Suspensão de voos internacionais afeta exportações Ver fotos

Piracicaba, 26 – Em janeiro e fevereiro, as exportações brasileiras de mamão estavam a todo vapor. A grande oferta disponível de fruta e a boa demanda internacional, em especial por parte da Europa, favoreceram os embarques. O volume enviado nos dois primeiros meses deste ano totalizou 8,7 mil toneladas, quantidade 17% superior à parcial do ano passado, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Já a arrecadação foi de US$ 8,5 milhões, valor 5% maior, na mesma comparação.

Em março, por outro lado, as exportações brasileiras de mamão começaram a ser impactadas pelo avanço do novo coronavírus pelo mundo, visto que diversos países consumidores têm suspendido voos internacionais e que os aeroportos estão paralisando algumas atividades. Assim, agentes relatam que já houve redução dos embarques e que o cenário pode se intensificar nas próximas semanas, fazendo com que essas frutas permaneçam no mercado doméstico (ressalta-se, porém, que o volume total exportado é muito pequeno frente ao integral produzido no Brasil, não devendo impactar significativamente). Vale destacar que o mamão tem a via aérea como a principal nas exportações, correspondendo a mais de 90% do total, devido à sua fragilidade.

O Hortifruti/Cepea segue acompanhando os impactos do coronavírus nos mercados interno e externo de mamão.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
coronavírus
coronavírus afeta exportações de frutas
exportações de frutas
exportações de mamão
mamão
mercado internacional
oferta de mamão