×
Mamão
Setembro 6, 2019
MAMÃO/CEPEA: Com maiores temperaturas, volume aumenta
Cotações de ambas as variedades recuam, mas com diferentes intensidades

Por Gabriel C. Barbosa, João Victor Pereira e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAMÃO/CEPEA: Com maiores temperaturas, volume aumenta Ver fotos

Piracicaba, 06 - Nesta semana (02 a 06/09), as maiores temperaturas voltaram a favorecer a maturação do mamão havaí no Norte do Espírito Santo – este cenário também foi observado no Sul da Bahia, porém de forma menos expressiva. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, essa maior oferta da variedade deve permanecer até a primeira quinzena de novembro.

Sendo assim, o havaí tipo 12 a 18 foi comercializado na média de R$ 1,18/kg na praça capixaba, queda de 52% em relação à semana passada – desvalorização essa que poderia ser ainda maior se não fosse o início de mês, que favoreceu um pouco o consumo da fruta nos principais centros consumidores.

Além do maior volume de havaí, produtores relataram que incidência de doenças fúngicas têm prejudicado a qualidade e, consequentemente, as cotações. Vale lembrar que uma parcela destas frutas prejudicadas foi descartada ainda nas lavouras. Para a próxima semana, com a proximidade da primavera, produtores esperam maior oferta de mamão havaí por conta da elevação na temperatura.

Para o mamão formosa, também houve um leve aumento da oferta nas principais regiões produtoras nesta semana. Porém, o aumento tem sido mais gradual do que o observado para o havaí. Isto possibilitou que os preços da variedade tivessem um menor recuo ou até mesmo subissem, já que a demanda de início de mês favoreceu um maior consumo no período.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
aumento de oferta
Cepea
HF Brasil
maiores temperaturas
mamão formosa
mamão havaí
preço de mamão
qualidade