×
Maçã
Novembro 17, 2020
MAÇÃ/CEPEA: Importações de outubro recuam 19% em volume
Mesmo assim, quantidade é superior à do ano passado

Por Ana Raquel Mendes e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Importações de outubro recuam 19% em volume Ver fotos

Piracicaba, 17 – Em outubro, as importações brasileiras de maçãs frescas caíram 19% frente a setembro, totalizando apenas 9,3 mil toneladas, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Os gastos também recuaram, em 11%, somando US$ 7,9 milhões (FOB). Já em termos de fornecedores, os principais, naquele mês, foram Chile (origem de 52% do volume recebido), Argentina (25%), Itália (8%), França (6%), Portugal (5%) e Espanha (4%).

Segundo agentes do setor, esse movimento pode estar relacionado à diminuição dos estoques da fruta na Argentina e no Chile, principais fornecedores brasileiros, além da limitada entrada da Europa no período – a qual se deve aos elevados preços, resultado da menor safra em alguns países e da desvalorização do Real frente ao euro e ao dólar, e às incertezas dos importadores nacionais quanto à capacidade da demanda em absorver frutas mais caras.

Mesmo assim, no comparativo com outubro do ano passado, as compras brasileiras de maçã cresceram 6% em volume, ainda segundo a Secex, em decorrência da baixa oferta nacional em 2020, que tem resultado em estoques cada vez mais reduzidos. Tal cenário pode seguir favorecendo as importações da fruta nos próximos meses, mas a preocupação quanto à aceitação dos preços pode ser um limitante ao mercado.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
compras de maçãs frescas
demanda
estoques de maçã
HF Brasil
importações de maçãs frescas
mercado internacional de maçã
oferta de maçã