×
Maçã
Julho 12, 2018
MAÇÃ/CEPEA: Estoques estão 56% menores na Europa
Quebra de safra em 2017/18 reduz o volume de maçãs em câmaras frias

Por Lavínia Morais e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Estoques estão 56% menores na Europa Ver fotos

Piracicaba, 12 – A colheita da safra 2018/19 de maçã na Europa deve começar nos próximos meses (durante o verão no continente), o que pode recuperar o baixo volume em estoque da fruta. De acordo com a Associação Mundial de Maçãs e Peras (WAPA, na sigla em inglês), os estoques de maçãs estiveram 56,6% menores em 1º de junho deste ano em comparação com a mesma data de 2017.

Atualmente, o volume acumulado é de 341 mil toneladas, enquanto, no ano anterior, era de 786 mil toneladas. Os países que apresentaram maiores variações em relação ao ano passado foram a Dinamarca, com redução de 100%, e Bélgica, com estoques 90,6% menores. As variedades fuji, gala e red delicious registraram redução de estoques de 68,2%, 26,4% e 71,5%, respectivamente.

Um dos fatores para o menor volume nas câmaras frias é a quebra de produção da safra 2017/18 no continente, uma vez que as geadas registradas em abril do ano passado prejudicaram a produção. Por essa razão, as importações da União Europeia devem ser 20% maiores em 2018, de acordo com relatório publicado pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O Brasil tem sido favorecido, mesmo que ligeiramente, por esse cenário – dados da Secex apontam que as exportações brasileiras para a UE somaram 26 mil toneladas de fevereiro a junho/18, volume 3% maior que no mesmo período do ano passado.

Ainda é cedo para estimar os resultados da próxima safra Europeia, no entanto, espera-se que a temporada registre produção dentro da média histórica, segundo notícia veiculada pelo Fresh Plaza.

Fonte: hfbrasil.org.br, Wapa, USDA, Secex e Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Câmaras frias
estoques
Maçã
produção
safra de maçã
safra de maçã da Europa
união europeia