12/07/2018

MAÇÃ/CEPEA: Estoques estão 56% menores na Europa

Quebra de safra em 2017/18 reduz o volume de maçãs em câmaras frias

Por Lavínia Morais e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAÇÃ/CEPEA: Estoques estão 56% menores na EuropaVer fotos

Piracicaba, 12 – A colheita da safra 2018/19 de maçã na Europa deve começar nos próximos meses (durante o verão no continente), o que pode recuperar o baixo volume em estoque da fruta. De acordo com a Associação Mundial de Maçãs e Peras (WAPA, na sigla em inglês), os estoques de maçãs estiveram 56,6% menores em 1º de junho deste ano em comparação com a mesma data de 2017.

Atualmente, o volume acumulado é de 341 mil toneladas, enquanto, no ano anterior, era de 786 mil toneladas. Os países que apresentaram maiores variações em relação ao ano passado foram a Dinamarca, com redução de 100%, e Bélgica, com estoques 90,6% menores. As variedades fuji, gala e red delicious registraram redução de estoques de 68,2%, 26,4% e 71,5%, respectivamente.

Um dos fatores para o menor volume nas câmaras frias é a quebra de produção da safra 2017/18 no continente, uma vez que as geadas registradas em abril do ano passado prejudicaram a produção. Por essa razão, as importações da União Europeia devem ser 20% maiores em 2018, de acordo com relatório publicado pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O Brasil tem sido favorecido, mesmo que ligeiramente, por esse cenário – dados da Secex apontam que as exportações brasileiras para a UE somaram 26 mil toneladas de fevereiro a junho/18, volume 3% maior que no mesmo período do ano passado.

Ainda é cedo para estimar os resultados da próxima safra Europeia, no entanto, espera-se que a temporada registre produção dentro da média histórica, segundo notícia veiculada pelo Fresh Plaza.

Fonte: hfbrasil.org.br, Wapa, USDA, Secex e Fresh Plaza

Tags: Câmaras frias, estoques, Maçã, produção, safra de maçã, safra de maçã da Europa, união europeia

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui