×
Agosto 19, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Vai um suco aí?
Consumo de HFs industrializados se mantém firme na pandemia

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Vai um suco aí? Ver fotos

Piracicaba, 19 – Foram diversas as mudanças ocorridas no perfil de compra do brasileiro ao longo dos últimos anos. No quesito alimentação, consumidores buscam por itens que sejam práticos e otimizem o tempo, mas sem abrir mão de sabor, qualidade e saudabilidade. E a pandemia de covid-19 acelerou esta procura por praticidade, já que muitas famílias passaram a conciliar o trabalho remoto com os filhos mais tempo em casa.

Ao mesmo tempo, os alimentos com preços mais acessíveis foram priorizados pelas muitas famílias que tiveram o poder de compra reduzido pelas consequências da pandemia. Neste cenário, houve forte crescimento no consumo de alimentos perecíveis industrializados (nos quais estão incluídas as frutas e hortaliças processadas, que dependem de refrigeração), impulsionando o faturamento do varejo com estes itens. Este grupo de alimentos, inclusive, passou para a terceira posição no ranking de mais vendidos nos supermercados em 2020, superando o açougue.

Além de ganharem participação no total do faturamento do varejo, as vendas de perecíveis industrializados registraram incremento nominal de 19,6% entre 2019 e 2020 e as de in natura, 23,8%, segundo dados da revista Super Varejo, de julho de 2021. Ainda que o avanço nas vendas dos perecíveis in natura tenha sido um pouco mais expressivo, os industrializados tiveram um importante papel neste período pandêmico: permitiram que consumidor estocasse produtos, diminuindo a necessidade de idas ao supermercado. Por muito tempo, consumidores associaram os alimentos industrializados a comidas não saudáveis, já que estes passam por processos que, na maioria das vezes, os deixa com características diferentes das do produto in natura. Porém, verifica-se cada vez mais uma busca por alimentos que consigam agregar praticidade com saudabilidade, como são os casos dos sucos 100% frutas e os vegetais congelados.

E este é o tema da edição de agosto da revista Hortifruti Brasil, que você pode conferir clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
aumento do consumo de HFs industrializados
Cepea
consumo de produtos industrializados
consumo de sucos 100% frutas
consumo de vegetais congelados
HF Brasil
Hortifruti Brasil
mudanças no consumo diante da pandemia
perfil de consumo do brasileiro