×
Julho 9, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: Tomate de mesa se destaca em renda e produção na horticultura
HF Brasil faz balanço completo sobre a tomaticultura de mesa

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Tomate de mesa se destaca em renda e produção na horticultura Ver fotos

Piracicaba, 09 – Das 60 culturas avaliadas como hortaliça (não inclui batata) pela Censo Agrícola 2017 do IBGE, o tomate é o destaque. É o fruto mais produzido e o que distribui mais renda nas lavouras. Estes e outros dados compõem o estudo do Especial Tomate 2020, divulgado na edição de junho da revista Hortifruti Brasil, em parceria com o Ibrahort/CNTM.

A produção de tomate é registrada no Censo em 4 mil municípios, número considerado elevado para um País com 5,5 mil municípios. Quando comparado com as hortaliças em geral, o tomate de mesa registra escala maior de produção, além de estar entre os que têm maior número de estabelecimentos. Apesar de o Censo não incorporar a batata como produtos de horticultura, os números do tomate ficam muito próximos aos da produção do tubérculo.

A produção de tomate de mesa está espalhada de norte a sul do País, sendo 34 as principais regiões produtoras. Essa seleção foi definida por meio de pesquisa com produtores e agentes de mercado consultados pelo Hortifruti/Cepea e de uma escala mínima de produção anual de 100 hectares, exceto Itaocara (RJ) e Curitiba (PR).

No total, essas 34 regiões cultivaram o tomate de mesa em 24 mil hectares em 2019. Essa definição das regiões-polo é importante para entender a dinâmica comercial e os principais destinos da produção. Outros polos estão dispersos no País, mas são compostos por pequenos agricultores e com produção local, totalizando 7 mil hectares.

Para conferir o mapa da tomaticultura de mesa no País, com as principais regiões produtoras, confira a edição de junho da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
Hortifruti Brasil
Ibrahort/CNTM
produção de tomate no Brasil
regiões produtoras de tomate no Brasil
tomate
tomate de mesa
tomaticultura de mesa no Brasil