×
Junho 16, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: HFs são aliados na prevenção da obesidade infantil
Campanha do Ministério da Saúde promove a importância da alimentação saudável

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: HFs são aliados na prevenção da obesidade infantil Ver fotos

Piracicaba, 16 – A obesidade mórbida (ou de grau III), caracterizada como o acúmulo excessivo de gordura corporal, está entre os grupos prioritários na vacinação contra a covid-19 no Brasil. Isso porque a condição, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é um dos fatores críticos para o agravamento da infecção pelo coronavírus, independentemente da idade da pessoa, devido à perda da capacidade de produção de anticorpos.

E, por estes e outros motivos, a obesidade infantil tem sido considerada um dos maiores problemas de saúde pública pediátrica, já que as crianças podem desenvolver comorbidades como diabetes, hipertensão e problemas ortopédicos, principalmente quando expostas à uma alimentação inadequada e à baixa frequência de atividades físicas – algo que pode ter se agravado recentemente, devido às restrições geradas pela pandemia. Em 2019, por exemplo, um levantamento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) indicou que cerca de 16% das crianças brasileiras entre cinco e 10 anos já estavam com sobrepeso; 9,38% com obesidade e 5,22% com obesidade grave. Entre os adolescentes, os índices eram de, respectivamente, 18%, 9,53% e 3,98%.

Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou a campanha "1, 2, 3 e já!", com o objetivo de prevenir a obesidade infantil no País. A iniciativa visa promover a conscientização da população, por meio de três mudanças de hábitos: busca por uma alimentação saudável (consumindo mais comida de verdade e, claro, as quantidades adequadas de frutas e hortaliças), prática de atividades físicas e estímulo às brincadeiras mais dinâmicas (deixando de lado o uso das telas).

Uma das dicas da campanha é, inclusive, acompanhar o Guia Alimentar para a População Brasileira, tema da edição de março/17 da revista Hortifruti Brasil, para saber como escolher melhor os alimentos e prepará-los para os pequenos, incluindo sempre as frutas e hortaliças – que são excelentes aliadas de uma refeição mais saudável e nutritiva. Confira mais detalhes desta iniciativa, clicando aqui.

Fonte: Ministério da Saúde e Portal Friocruz

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
1
2
3 e já!
alimentação saudável
fatores de risco para a covid-19
ministério da saúde
obesidade mórbida
prática de atividades físicas e saúde
prevenção da obesidade infantil
promoção da alimentação saudável
saúde da criança e do adolescente