×
Maio 4, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportações continuam aquecidas em 2021
Envios de frutas brasileiras encerram 2020 com bons resultados

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportações continuam aquecidas em 2021 Ver fotos

Piracicaba, 04 – De modo geral, 2020 foi um ano excelente para as exportações brasileiras de frutas, apesar de dificuldades pontuais. O bom resultado esteve atrelado à aquecida demanda internacional (maior preocupação com a saúde), à menor oferta em países concorrentes do Brasil e ao elevado patamar do dólar – cenários que ainda devem favorecer os embarques em 2021.

Diante disso, as exportações totais (considerando-se banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva, manga, limas e limões) somaram 946,53 mil toneladas, com receita de US$ 760,89 milhões, respectivas altas de 5,1% e de 5% frente ao ano anterior.

Quanto às importações, a pandemia teve reflexos pontuais sobre as de hortaliças processadas em 2020, como a batata pré-frita e a polpa de tomate. Houve relatos de dificuldades no escoamento desses alimentos nos meses em que o isolamento social foi mais intenso, tendo em vista que estabelecimentos como os de food service, importante comprador, principalmente de batata processada, foram fechados. A demanda se recuperou especialmente entre agosto e novembro/20, quando as medidas de isolamento foram flexibilizadas.

As frutas importadas também tiveram suas vendas reduzidas no Brasil. O poder de compra do brasileiro está enfraquecido, o que restringe a procura até mesmo por frutas importadas mais cativas, como pera, ameixa e uva. Já as compras externas maçã cresceram em 2020, por conta da produção doméstica menor.

Estas e outras informações estão na edição de abril da revista Hortifruti Brasil, que apresentou um balanço sobre o mercado de HF no primeiro ano de pandemia e as perspectivas para 2021. O tema também foi destaque da última Live da HF Brasil, clique aqui e confira!

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
balanço das exportações de frutas
Cepea
embarques de frutas brasileiras em 2020
exportações de frutas
exportações em 2020
Hortifruti Brasil
importações de hortaliças