×
Junho 29, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Hortaliças 2021
Custo de produção de tomate em Mogi Guaçu (SP)

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Hortaliças 2021 Ver fotos

Piracicaba, 29 – Pelo 12º ano, a equipe Hortifruti Brasil se reuniu, no dia 26 de maio de 2021, com produtores e técnicos da região de Mogi Guaçu (SP) para apurar os custos de produção de tomate de mesa. Os dados levantados e apresentados na edição de junho da revista Hortifruti Brasil, “Especial Hortaliças 2021”, são consolidados para a temporada de 2020, com um orçamento para 2021.

O método de levantamento dos dados continua sendo o Painel e não houve alterações na estrutura da propriedade típica da região paulista – assim, a escala das propriedades de Mogi Guaçu continua com 15 hectares. No entanto, o dimensionamento da mão de obra de auxílio de colheita foi alterado em 2020, frente a 2019, caindo de 10 pessoas contratadas por dois meses de colheita (para a área total de 15 hectares) para oito pessoas – o motivo da alteração é a menor produtividade, que demanda menos pessoas.

Cerca de metade da área cultivada continua sendo representada por plantio em terras arrendadas, devido à necessidade de rotação de áreas. O valor do arrendamento se manteve estável em 2020, assim como vinha sendo observado desde 2016.

Já em 2021, contudo, houve uma forte elevação nesse valor devido, segundo produtores, à intensa competição com o setor de grãos, que tem deixado o proprietário da terra mais resistente ao arrendamento. O plantio em terras próprias acontece geralmente em áreas em que o tomate não foi cultivado por, pelo menos, quatro ou cinco anos.

Confira o inventário de máquinas e implementos para este perfil de propriedade, bem como os resultados do estudo, na edição de junho da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção de tomate
especial hortaliças
Hortifruti Brasil
levantamento de custos de tomate
produção de tomate de mesa
produção de tomate em Mogi Guaçu
tomate