09/12/2020

HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas - Uva

Apesar de entraves climáticos no 1º semestre, envios são positivos

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas - UvaVer fotos

Piracicaba, 09 – Na edição de novembro, a revista Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva – as quais, somadas, correspondem a 75% dos envios brasileiros na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

Mesmo com a pandemia de covid-19, a demanda pelas uvas brasileiras está alta, tanto por parte da Europa – principal destino – quanto dos Estados Unidos. Os envios só não foram mais altos, devido a entraves climáticos no primeiro semestre no Vale do São Francisco (PE/BA).

Para a União Europeia, a exportação foi muito influenciada pela baixa quantidade da fruta do próprio bloco entre março e maio. Neste segundo semestre, a demanda europeia segue alta, o que se deve à baixa oferta de frutas locais (não necessariamente de uva). Neste cenário e com o câmbio favorável, produtores de uvas sem semente estão priorizando as vendas externas em detrimento das internas, o que, por sua vez, tem elevado os preços da fruta no Brasil, mesmo os das rústicas e com semente.

No início da pandemia, o fator que mais favoreceu os embarques brasileiros foi o desabastecimento do mercado europeu. Um dos principais fornecedores de uva ao bloco, a Índia, passou por semanas de lockdown, o que limitou os envios. Exportadores brasileiros aproveitaram a oportunidade e, desde então, seguem enviando grandes volumes à Europa. No final deste ano, a baixa na produção estimada para o Chile (por conta da seca) pode auxiliar nos envios brasileiros aos EUA.

Saiba como estão os embarques das outras frutas e as impressões de agentes do setor de hortifrúti quanto ao atual cenário, na edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: Cepea, demanda externa por uva, desempenho das exportações de frutas em 2020, Especial Frutas, exportações de frutas em 2020, exportações de uva, Hortifruti Brasil, impactos da pandemia nas exportações de frutas, mercado internacional de uva, uva

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui