07/12/2020

HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - Manga

Melhor ano para as exportações do Brasil

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
HORTIFRUTI/CEPEA: Especial Frutas 2020 - MangaVer fotos

Piracicaba, 07 – Na edição de novembro, a revista Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva – as quais, somadas, correspondem a 75% dos envios brasileiros na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

No caso da manga, a demanda está bastante positiva em 2020, tanto por parte da União Europeia quanto dos Estados Unidos. Nos dois destinos, o consumo da fruta é crescente, visto que está passando de exótica para tradicional.

No início da pandemia, havia temores de que a queda na renda a nível mundial impactasse na demanda, visto que não é considerada essencial e nem figura entre as mais baratas nestes locais. A manga é uma fruta comercializada prioritariamente no mercado varejista, que teve menos impactos do que o segmento de hotéis e frutas processadas. Assim, o cenário de boas exportações, principalmente no primeiro semestre, contribuiu para preços satisfatórios no mercado interno, mesmo com menos procura pelos brasileiros.

Além disso, por colher manga o ano todo, o Brasil teve melhores oportunidades no mercado internacional, conforme alguns países produtores apresentaram problemas de produção e/ou de logística durante a pandemia. Costa do Marfim, Senegal e Espanha, por exemplo, tiveram suas exportações impactadas, beneficiando a inserção da fruta brasileira.

Quer saber como estão os embarques das outras frutas e as impressões de agentes do setor de hortifrúti quanto ao atual cenário? Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: Cepea, demanda externa por manga, desempenho das exportações de frutas em 2020, Especial Frutas, exportações de frutas em 2020, exportações de manga, Hortifruti Brasil, impactos da pandemia nas exportações de frutas, mercado internacional de manga

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui