×
Março 20, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil inspira novo guia alimentar do Canadá!
Guia revolucionou a forma de enxergar os alimentos

Por Renata Pozelli Sabio
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil inspira novo guia alimentar do Canadá! Ver fotos

Piracicaba, 20 – Você sabia que o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014, se tornou uma referência? Em 2017, em um congresso sobre segurança alimentar e nutrição realizado em Quebec (Canadá), organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) junto ao governo de Quebec, o guia brasileiro foi destacado como um dos poucos modelos a serem seguidos no mundo.

Mais recentemente, neste início de 2019, o Canadá lançou o seu novo guia "Comer bem. Viver bem" (a última versão era de 2007) e pode-se dizer que o modelo brasileiro serviu de inspiração! Além das diretrizes sobre "boas práticas de alimentação", o guia brasileiro revolucionou a forma de enxergar os alimentos, pois incluiu a classificação por nível de processamento. Essa classificação se chama "NOVA" e foi desenvolvida pelo professor e pesquisador da faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Monteiro e sua equipe. De forma bem resumida, essa classificação ajuda a saber o que é ou não é "comida de verdade".

A população canadense, assim como boa parte dos países desenvolvidos, é grande consumidora de alimentos ultra-processados – quase 50% das calorias consumidas diariamente são provenientes desses produtos. No guia anterior, o que importava era o consumo diário de alimentos de quatro diferentes grupos, sem levar em conta o quão processados eram os produtos: frutas e legumes; cereais; laticínios e derivados; carnes e substitutos. Um alimento completo como o arroz ou a quinoa, pertencia ao mesmo grupo que os pães industrializados ou cereais açucarados.

O novo guia canadense, assim como o brasileiro, recomenda o consumo de alimentos frescos ou pouco processados. Além disso, a ênfase em laticínios e proteínas animais foi reduzida. Inclusive, a recomendação é para priorizar fontes de proteína vegetais. Outra novidade é a recomendação de envolver os membros da família no preparo e no consumo, adotando, assim, uma abordagem bem mais abrangente da nutrição.

Essa influência brasileira na sociedade canadense é motivo de orgulho e também serve para que a população se atente se o que consome é, de fato, "comida de verdade". Além disso, é uma razão a mais para adotar as recomendações do guia alimentar em sua rotina.

Fonte: Saúde Canada (Health Canada) e Consumption of ultra-processed foods predicts diet quality in Canada

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação saudável
Canadá
Cepea
comida de verdade
Guia Alimentar para a População Brasileira
guia brasileiro inspira Canadá
nutrição
saude