×
Fevereiro 18, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Afinal, teremos El Niño em 2019?
Mesmo com incertezas, fenômeno não deve assustar como em 2015/16

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Afinal, teremos El Niño em 2019? Ver fotos

Piracicaba, 18 – O El Niño tem sido um dos fenômenos mais citados nas análises climáticas nos últimos meses. No geral, ele resulta em chuvas acima da média no Sul do Brasil, mas abaixo do que é normalmente registrado nas regiões Norte e Nordeste.

Sua última ocorrência, entre 2015 e 2016, foi uma das mais acentuadas, segundo a Organização Meteorológica Mundial, gerando grandes impactos para os setores de frutas e hortaliças no Brasil e no mundo. A questão principal é: os hortifruticultores podem reviver a mesma "atmosfera" de insegurança de 2015/16 neste verão 2019?

Os especialistas em clima entrevistados para esta edição afirmam que, caso o El Niño se estabeleça de fato neste início de 2019, terá menor intensidade e curta duração, mas adiantam: isso não deve reduzir as preocupações – sobretudo no Nordeste.

Para conferir as opiniões dos especialistas, acesse o conteúdo completo da edição de fevereiro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
clima em 2019
El niño
Hortifruti Brasil
perspectivas climáticas