×
Setembro 18, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: A união ainda pede força!
Apesar de resistências, ações coletivas fortalecem o setor de HF

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: A união ainda pede força! Ver fotos

Piracicaba, 18 – "Trabalho em conjunto gera muito conflito"; "muitas pessoas não têm espírito de equipe"; "nem todo mundo colabora"; "muita gente junta gera desorganização"; "sempre tenho desvantagem em relação a outros participantes". Esses são alguns dos desabafos de agentes consultados pela equipe da Hortifruti Brasil, justificando a falta de cooperação do setor hortifrutícola – apesar de todos reconhecerem a importância da união para o avanço da cadeia.

O tema "Ação Coletiva" já foi abordado pela Hortifruti Brasil há 15 anos e, no geral, os mesmos desafios verificados naquela época ainda persistem, tais como a dificuldade de muitos produtores em se organizar coletivamente para comprar insumos, financiar sua produção, comercializar seus produtos, promover o setor e investir em inovação.

Atualmente, as principais formas de organização são por meio de cooperativas, sindicatos, associações, marcas coletivas, parcerias e pool (grupo de reunião de ideias ou recursos). E essa forma coletiva pode ajudar a reduzir custos, aumentar o poder de barganha, diminuir os riscos na comercialização e ampliar acessos ao crédito e serviços, como logística e assistência técnica.

Mas, apesar das vantagens do trabalho em conjunto, muitos produtores se preocupam com a desorganização da cadeia. Neste contexto, a edição de setembro mostra que as ações coletivas são importantes no setor de frutas e hortaliças, mas que é preciso planejamento, monitoramento e uma boa gestão do grupo para uma continuidade sustentável de cada organização.

Quer saber mais? Confira o conteúdo completo na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ações coletivas
HF Brasil
Hortifruti Brasil
organização do setor de HF
pool
sindicatos
trabalho em equipe
união do setor de HF