×
Junho 13, 2022
ESPAÇO HF: Frutas e Hortaliças: Por que comer mais?
Estes alimentos são ricos em vitaminas e mineiras, mas como está o consumo nacional?

Por Letícia Barony
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: Frutas e Hortaliças: Por que comer mais? Ver fotos

Piracicaba, 13 – O Brasil é um grande produtor de hortifrútis, com disponibilidade e diversidade em todas regiões, o ano todo. Frutas e hortaliças são alimentos com cores e sabores variados. Fontes de minerais, vitaminas e compostos bioativos. Mas ainda assim, o consumo per capita nacional é aquém do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF, 2017/2018) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a aquisição domiciliar per capita diária de frutas e hortaliças foi de 138 g, bem abaixo dos 400 g recomendados pela OMS.

Pensando nisso, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil realizaram, no segundo semestre de 2021, a campanha “Frutas e Hortaliças – Por que comer mais?”, com intuito de difundir informações sobre a importância do consumo de frutas e hortaliças, o entendimento sobre as formas de consumo e a segurança destes produtos, bem como entender quais os eventuais desafios para que haja incremento no consumo per capita.  

A ação teve início com o SeminárioFrutas e Hortaliças – Por que comer mais?”, no dia 04 de agosto/2021. O debate apresentou o panorama de consumo de frutas e hortaliças no Brasil e no mundo, as primeiras percepções de alteração no consumo no primeiro ano de pandemia, a importância da produção de alimentos (especialmente de frutas e hortaliças) e finalizando com os desafios vivenciados pelas cadeias produtivas.

A campanha teve continuidade com a realização de lives quinzenais:

18/08: A segurança alimentar, a segurança no consumo de frutas e hortaliças e as boas práticas agronômicas;

02/09: Diversidade nutricional em hortifrútis, formas de consumo e conservação, e benefícios do consumo;

16/09: Os caminhos da produção, distribuição e comercialização de hortifrútis, rastreabilidade e certificação de produtos vegetais;

30/09: Tendências de consumo e importância da alimentação saudável como pauta da educação;

14/10: Lançamento do Mapa de Produção de Hortifrúti, que apresentou informações de valores, área e volumes de produção de hortifrútis no Brasil.

A ação de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças é contínua. A segurança alimentar tem início no campo, e baseia-se na garantia da produção de alimentos, distribuição e segurança dos mesmos. Cabe aqui trabalhar para a valorização e remuneração adequada do produtor rural, a estruturação das cadeias de produção e distribuição, e a garantia de entrega de nutrição ao consumidor final.

Leticia Barony é Assessora Técnica da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil), e participará da nossa live sobre o “Consumo de Frutas e Hortaliças: passado, presente e futuro”, que ocorrerá no dia 22 de junho, quarta-feira, às 14h30, no estande da Hortifruti Brasil na Hortitec. Para acompanhar o bate-papo, assista a transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (canal Hortifruti Brasil). E caso você pretenda visitar a feira, não deixe de visitar o estande da Hortifruti Brasil, no Setor Azul (estande 42). Estaremos te aguardando!

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
campanha
CNA
consumo per capita
frutas
legumes
OMS
saudabilidade
saude
verduras