×
Citros
Dezembro 14, 2021
CITROS/CEPEA: Safra de laranja 2021/22 é reestimada em 264,14 milhões de caixas
Perda de 30 milhões de caixas é resultado de condições climáticas adversas

Por Isabela Camargo, Laleska Moda, Paula Benatti e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Safra de laranja 2021/22 é reestimada em 264,14 milhões de caixas Ver fotos

Piracicaba, 14 – A safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) foi reestimada, no último relatório divulgado pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), em 10 de dezembro, em 264,14 milhões de caixas, recuo de 1,39% em relação à última estimativa (de setembro). Já em relação ao relatório inicial (de maio), a queda avança para 10,21% – o equivalente a uma redução de 30 milhões de caixas.

As condições climáticas adversas dos últimos meses foram o principal motivo desta retração. De maio a novembro de 2021, as chuvas ficaram 31% abaixo da normal climatológica em todo o cinturão citrícola, com déficit em 11 das 12 regiões que compõem a área total. A seca intensa, seguida por geadas observadas em julho, prejudicaram o crescimento dos frutos e elevaram a queda prematura.

A colheita dos frutos da atual temporada atingiu 65% da produção total em novembro deste ano, mas teve o ritmo desacelerado devido ao clima desfavorável e ao fato de os frutos estarem concentrados em maior quantidade na segunda florada. A expectativa é de que as próximas colheitas sejam de frutos maiores, em função do aumento no volume de chuvas, mas, ainda assim, a safra deve registrar variedades com tamanhos 16% inferiores aos das últimas cinco temporadas.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fundecitrus

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
estimativa de safra de laranja
HF Brasil
perspectivas para a safra de laranja
relatório do Fundecitrus
safra de laranja
safra de laranja 2021/22