×
Cenoura
Junho 7, 2021
CENOURA/CEPEA: Cotações caem significativamente em maio
Maior oferta continua sendo a principal causa

Por André Camarotti, Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Cotações caem significativamente em maio Ver fotos

Piracicaba, 07 – O mês de maio foi marcado por constantes desvalorizações da cenoura em todo o território nacional. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 9,65, valor 43% menor na comparação com abril.

O fechamento de estabelecimentos e a redução da circulação de pessoas, por conta das restrições da pandemia, têm dificultado o comércio e o escoamento das raízes, influenciando este cenário de baixa nos preços. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam, ainda, que a queda do poder de compra do brasileiro também tem reduzido a frequência de ida da população aos estabelecimentos, mesmo com a reabertura.

Porém, além das dificuldades em relação à demanda, o principal fator que tem afetado o mercado de cenoura é o maior volume de mercadorias – devido à maior área plantada em GO nesta temporada de verão. No mais, a produtividade do mês de maio também foi maior na comparação com abril, fechando à média de 70 t/ha e elevando ainda mais a oferta das raízes. Assim, na primeira semana de junho (31/05 a 04/06), os preços registraram média de R$ 6,45/cx.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área plantada de cenoura na safra de verão 2021
cenoura
Cepea
cotação de cenoura
HF Brasil
mercado de cenoura
oferta de cenoura
preços de cenoura