14/08/2019

CENOURA/CEPEA: Com recuo na área de inverno, resultados são positivos

Preços estão 105% superiores aos do ano passado

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Em parceria com
FMC
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CENOURA/CEPEA: Com recuo na área de inverno, resultados são positivosVer fotos

Piracicaba, 14 – A safra de inverno 2019 de cenoura está correspondendo às expectativas e trazendo bons retornos aos produtores. Desde seu início, em meados de julho, os preços estão 117% acima dos custos de produção – estimados em R$ 13,00/cx. Além disso, mesmo com a constante queda dos valores, devido ao aumento da produtividade (em relação à safra de verão), as cotações da caixa de 29 kg de cenoura "suja" estão 105% superiores às do mesmo período do ano anterior.

Os resultados obtidos neste início de temporada devem-se à menor área de cultivo, motivada principalmente pela saída de produtores de grande escala das atividades da cultura (devido à descapitalização). Por outro lado, a intensificação da colheita deve ocorrer em setembro, elevando o volume nacional e, consequentemente, pressionando os valores de comercialização.

Outro motivo que contribuiu para os preços altos é que a oferta nas praças de Cristalina (GO) e Irecê (BA) está extremamente baixa: poucos produtores estão comercializando e o foco de produção mudou para outras culturas – como cebola, batata e alho.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cenoura, Cepea, custos de produção, oferta de cenoura, preços de cenoura, produção de cenoura, produtividade, rentabilidade, safra de inverno de cenoura

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui