×
Cenoura
Abril 25, 2019
CENOURA/CEPEA: Clima afeta oferta em abril
Cenário deve se manter em maio?

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Clima afeta oferta em abril Ver fotos

Piracicaba, 25 – O clima quente e chuvoso segue afetando a produção de cenouras em São Gotardo (MG). Problemas com "mela" e nematoides, recorrentes em março, diminuíram. Por outro lado, agora, produtores mineiros relatam elevada incidência de pintas ou manchas nas raízes.

Deste modo, os descartes continuam elevados, reduzindo a oferta disponível. Na parcial de abril (1° a 24), a média de preços da caixa de 29 kg "suja" é de R$ 34,70, valor 6% superior ao de março – período em que os preços já eram considerados elevados.

Devido às melhores cotações das raízes, após o processo de beneficiamento, a venda de lavadas esteve maior neste mês. Além disso, as manchas são observadas apenas quando as cenouras passam pelo lavador, o que dificulta a comercialização de "sujas". 

No geral, há maior proporção de cenouras com menor calibre em relação às demais. O motivo é que, com altas temperaturas, o ciclo vegetativo se reduz, afetando a produtividade e o desenvolvimento secundário da raiz, responsável por aumentar o calibre. Este cenário amplia o descarte das cenouras que não são escoadas, devido ao volume excessivo de tipo "A".

Para maio, a qualidade pode melhorar, pois a expectativa é de que as áreas que serão colhidas não tenham sido afetadas significativamente pelas altas temperaturas durante o plantio.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
clima
cotação
oferta de cenoura em MG
preço de cenoura
produção de cenoura
produtividade
qualidade