×
Cenoura
Março 29, 2019
CENOURA/CEPEA: Calor e chuva continuam afetando produção
Mesmo com aumento da produtividade, clima ainda afeta qualidade

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Calor e chuva continuam afetando produção Ver fotos

Piracicaba, 29 - A qualidade das cenouras é um problema recorrente nas lavouras mineiras nesta época do ano, devido ao clima quente e chuvoso. Nesta semana (25 a 29/03) os problemas com mela permaneceram prejudicando a produção, e produtores ainda relataram que parte das compras foi devolvida devido às más condições das raízes.

Contudo, a produtividade não foi tão afetada como no mês anterior e o rendimento em março foi de 50,2 t/ha, 23% maior frente a fevereiro. Com a qualidade limitada e maior produtividade, os preços caíram em São Gotardo (MG) e a caixa de 29 kg de cenoura “suja” foi comercializada a R$ 29,00, valor 7,9% menor quando comparado a semana anterior.

Além disso, devido ao final do mês, as vendas não estão boas. A expectativa é que no próximo mês ainda haja problemas relacionados à sanidade das lavouras, pois as chuvas foram constantes até esta semana. Em abril, a previsão é de menor volume pluvial, o que deve continuar favorecendo a produtividade.

Para a próxima semana (31/03 a 06/04), espera-se que as chuvas diminuam expressivamente: o volume pluviométrico é de apenas 29 mm, conforme a Climatempo. Portanto, as raízes que estão atualmente em desenvolvimento não devem ser prejudicadas, e o rendimento dos lotes que serão colhidos após abril também devem ser favorecidos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
cotação
preços
produtividade
qualidade