×
Cebola
Setembro 17, 2018
CEBOLA/CEPEA: Plantio no Sul se encerra em setembro
Safra 2018/19 vai depender do clima durante a colheita

Por Andréa Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Plantio no Sul se encerra em setembro Ver fotos

Piracicaba, 17 – O plantio de cebola na região Sul está previsto para se encerrar neste mês. Em Lebon Régis (SC), a maior parte da atividade foi realizada até agosto – cerca de 30% do total de área destinada ao cultivo de cebola já foi transplantada. Em Ituporanga (SC), o plantio terminou no mês passado.

Em ambas as praças catarinenses, a estiagem afetou os trabalhos, dificultando o desenvolvimento dos bulbos. Segundo o Inmet, em julho e agosto, o volume pluviométrico foi de apenas 33,2 mm em Ituporanga. Devido aos maiores preços na temporada de 2017/18, a área pode ser 5% maior em Ituporanga e se manter em Lebon Régis. A colheita em Santa Catarina está prevista para se iniciar em novembro e a comercialização pode seguir até maio.

No Paraná, por sua vez, com as boas cotações da safra 2017/18, os investimentos em cebola se mantiveram. Em Irati (PR), a semeadura das cebolas terminou no começo de agosto. A colheita vai começar no final de outubro, com comercialização a partir de novembro. A baixa disponibilidade hídrica também atingiu a região paranaense, obrigando produtores a replantarem suas mudas, já que não germinaram satisfatoriamente.

Em São José do Norte (RS), as chuvas em agosto foram intensas e atrasaram o plantio, que deve ser finalizado em setembro. A área desta região deve aumentar 5%, após a melhor capitalização dos cebolicultores na safra passada.

Assim, as perspectivas para a safra 2018/19 vão depender basicamente das condições climáticas durante a colheita, uma vez que a variação da área não é tão expressiva. Com probabilidade de 70% de ocorrência do El Niño no fim do ano, a rentabilidade pode ser maior, uma vez que chuvas no verão podem acarretar em quebra de safra nas lavouras do Sul, reduzindo a oferta disponível.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
El niño
oferta de cebola no Sul
plantio de cebola
rentabilidade cebola
safra 2018/19 de cebola no Sul