×
Cebola
Maio 2, 2018
CEBOLA/CEPEA: Menor produtividade do Sul e dificuldade nas importações impulsionam preços
Cenário positivo deve se manter nas próximas semanas

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Menor produtividade do Sul e dificuldade nas importações impulsionam preços Ver fotos

Piracicaba, 02 – A safra 2017/18 do Sul, no geral, obteve rentabilidade positiva e satisfatória aos produtores de cebola. As condições climáticas anormais do final do ano passado (estiagem e chuvas fora de época) afetaram a produtividade e aumentaram a incidência de bulbos de menor calibre (caixa 2).

Esse cenário resultou em um menor volume da hortaliça no País, tendo em vista que a região Sul abastece o Brasil entre os meses de novembro e abril. Dessa forma, as cotações foram mais altas e as importações, favorecidas a partir desse mês.

Além disso, o bulbo importado na fronteira de Porto Xavier (RS) vem sendo valorizado gradativamente, por conta do baixo volume de cebolas na Argentina, que diminuiu sua área plantada devido à sobra de mercadoria que ocorreu na safra 2016/17. Desse modo, as cotações no país vizinho também aumentaram e as negociações com o Brasil foram prejudicadas.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a hortaliça deve continuar se valorizando nas próximas semanas, até que o volume do Nordeste se normalize.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
oferta de cebola no Sul
preços de cebola
produção de cebola
produtividade
qualidade da cebola
rentatilidade