27/04/2018

CEBOLA/CEPEA: Importação ainda é insuficiente e preço sobe na fronteira

Baixa oferta nacional exige maior demanda externa, mas volume da Argentina não é suficiente para abastecer demanda

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Importação ainda é insuficiente e preço sobe na fronteiraVer fotos

Piracicaba, 27 - Nesta semana (23 a 27/04) os preços da cebola aumentaram expressivamente em todas as regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. O principal motivo é o baixo volume nacional ocasionado pela finalização de safra no Sul, que coincidiu com a baixa produtividade do início da safra do Nordeste. Além disso, a vinda de cebolas da Argentina ainda não é suficiente para atender a demanda do mercado brasileiro, visto que a área plantada no país vizinho neste ano foi menor devido à sobra de mercadoria na safra passada.

Desse modo, colaboradores relataram que o bulbo argentino também está valorizado – devido ao baixo volume – e as negociações com o Brasil não foram satisfatórias, com volume abaixo do necessário e com preço bastante elevado. A média dos preços na fronteira de Porto Xavier (RS) ficou em R$ 71,50/sc de 20 kg da caixa 3 beneficiada, 30% de aumento em relação à semana anterior. A expectativa dos cebolicultores é que a hortaliça, tanto argentina quanto nacional, se valorize ainda mais nas próximas semanas, até quando o volume do Nordeste voltar a ser significativo.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cebola, cotação, importação, preço

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui