×
Batata
Maio 29, 2019
BATATA/CEPEA: Preços estão 21% maiores que maio/18
Ainda no início da safra das secas, preços continuam elevados

Por Heitor Inacio, Lenise A. Molena, Luana Guerreiro e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Preços estão 21% maiores que maio/18 Ver fotos

Piracicaba, 29 – As regiões de Guarapuava (PR), Água Doce (SC), Bom Jesus (RS), Sul e Cerrado Mineiro estão finalizando a safra das águas. As recentes chuvas vêm resultando na valorização da batata nestes últimos dias de maio. Em junho, a oferta predominante deve ser das praças do Sul que já colhem a temporada das secas: as paranaenses Curitiba, Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul e Ibiraiaras (RS). Também complementarão a oferta no mercado nacional as roças mineiras do Sul e Cerrado, Cristalina (GO), Chapada Diamantina (BA) e o Sudoeste Paulista. Com isso, a tendência é de queda nas cotações no decorrer de junho.

Na parcial de maio (até o dia 29), as cotações da batata ágata especial recuaram 14% frente a abril, registrando média de R$ 142,45/sc de 50 kg. Essa queda pode ser atribuída a vários fatores: menor liquidez do produto devido aos altos preços ao consumidor, menor qualidade e aumento gradativo da oferta pelas praças que estão iniciando a safra das secas e/ou sobrepondo com o final da oferta das águas. Apesar da desvalorização, os preços ainda estão atrativos ao bataticultor – se comparado a maio de 2018, quando a greve dos caminhoneiros paralisou o País e dificultou o envio de mercadorias até às centrais de abastecimento, os valores estão 21% acima.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
HF Brasil
Hortifruti Brasil
mercado de batata
oferta
preço
safra das águas
safra das secas