×
Batata
Outubro 29, 2019
BATATA/CEPEA: Após recuperação, cenário segue positivo neste ano
Produtividade recorde é destaque em 2019

Por Juliana Acácio Toledo Parede, Lenise A. Molena, Luana M. M. Guerreiro e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Após recuperação, cenário segue positivo neste ano Ver fotos

Piracicaba, 29 – De janeiro a 24/outubro de 2019, os preços da batata padrão ágata especial nos atacados paulistanos estiveram 102% maiores (R$ 132,83/sc de 50 kg) em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 65,66/sc). Apenas em outubro/19, as cotações ficaram 70% mais altas que outubro/18. O principal motivo é a redução de área cultivada neste ano, devido à crise do setor em 2017 e 2018.

A produtividade, por sua vez, vem sendo satisfatória a ponto de atingir números recordes. Nas praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, a média de setembro foi de 903 sacas por hectare (o maior de toda a série histórica, iniciada 2001). Esse rendimento se deve ao clima mais seco e ameno, que favoreceu o bom desenvolvimento das lavouras, sendo que em várias regiões há sistemas de irrigação (sobretudo em longos períodos de seca), permitindo o controle da umidade. Além disso, a incidência de doenças foi menor e, as pragas, controladas, frente ao crescente nível tecnológico e melhora no manejo por parte dos produtores.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
2019
batata
Cepea
HF Brasil
Hortifruti Brasil
preços
recorde