×
Banana
Março 30, 2021
BANANA/CEPEA: Volume exportado cai, mas receita cresce no início de 2021
Entenda o que motivou este cenário

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Volume exportado cai, mas receita cresce no início de 2021 Ver fotos

Piracicaba, 30 – As exportações brasileiras de banana recuaram, em volume, no primeiro bimestre deste ano. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os envios ao Mercosul totalizaram apenas 9,6 mil toneladas no período, quantidade 17% inferior à do ano passado, enquanto, à União Europeia, chegaram a 2,3 mil toneladas, queda de 19% na mesma comparação.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que o ocorrido se deve à baixa oferta de nanica nas principais regiões produtoras no primeiro bimestre. Assim, o escoamento da variedade ao mercado interno foi suficiente e garantiu bons preços – mesmo diante das limitações em certos momentos, sobretudo recentemente, devido ao avanço da pandemia da covid-19 no País.

Isso quer dizer que a receita também caiu no período? No caso da União Europeia, a arrecadação em dólar se reduziu, assim como o volume exportado ao bloco. No entanto, quando o valor é transformado em Reais, o cenário ainda não foi muito desanimador, visto que a moeda estrangeira está valorizada frente à brasileira.

Por outro lado, quando se trata do Mercosul, a receita surpreendeu e conseguiu subir: somou US$ 3,6 milhões (FOB) no primeiro bimestre, aumento de 28% frente ao ano passado, ainda segundo a Secex. Isso porque o Brasil é um dos principais fornecedores de banana ao bloco e, assim, a menor oferta nacional conseguiu alavancar aos preços. Além disso, o cenário foi favorecido pela menor oferta de países concorrentes, como o Equador, por exemplo.

Como a disponibilidade da banana nanica está começando a aumentar no Brasil, espera-se que as exportações da variedade também cresçam nos próximos meses, com destaque para os envios ao Mercosul, principal comprador da fruta brasileira. Os embarques à União Europeia, por sua vez, podem seguir limitados, já que os contratos estabelecidos para o primeiro semestre deixaram a desejar, os quais devem ser revisados apenas na segunda metade de 2021.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
colheita de banana nanica
exportação de nanica
exportações de banana
exportações de frutas brasileiras
HF Brasil
mercado internacional
oferta de banana