×
Banana
Setembro 27, 2021
BANANA/CEPEA: Ritmo de colheita da prata perde intensidade
Mesmo assim, ela ainda é a principal variedade ofertada

Por Leonardo Caires, Patrick Berquó e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Ritmo de colheita da prata perde intensidade Ver fotos

Piracicaba, 27 – Mesmo sendo a protagonista do período, em termos de oferta em âmbito nacional, o ritmo de colheita da banana prata anã tem recuado na maioria regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea nas últimas semanas. Isso porque entraves climáticos afetaram a produção da variedade, resultando em um fim precoce da “safra” em algumas localidades. Confira, abaixo, como está a oferta em cada região:

  • Delfinópolis (MG): As geadas, ocorridas em julho, comprometeram grande parte da produção local. Assim, a oferta de prata da região se reduziu, sobretudo de cachos de primeira qualidade – efeito de chilling –, e deve seguir baixa em outubro. Espera-se uma retomada considerável da produção e da qualidade apenas para o próximo ano, segundo produtores consultados.
  • Norte de Minas Gerais: Para outubro, espera-se uma baixa oferta na região, diante da finalização da “safra” local e da produtividade reduzida – longa exposição à estiagem. É importante destacar que problemas de rendimento estão sendo observados principalmente nos bananais com pouco investimento em tecnologia e irrigação. A disseminação do Mal-do-Panamá também tem preocupado produtores, pois a prata é mais suscetível ao fungo causador.
  • Linhares (ES): Essa região está se destacando pela boa qualidade dos cachos, visto que as chuvas no início de setembro melhoraram um pouco a produção local. Houve aumento pontual da oferta nas últimas semanas, diante das elevadas temperaturas, que aceleraram a maturação dos frutos. Porém, este quadro deve se normalizar rapidamente nas próximas semanas.
  • Bom Jesus da Lapa (BA): Assim como esperado, a região não apresentou um pico produtivo neste ano, devido à estiagem, que estressou os bananais, e aos elevados preços dos insumos agrícolas, que limitaram investimentos na cultura. Diante disso, o aumento da oferta foi contido nos últimos meses e deve recuar gradualmente após a primeira quinzena de outubro.
  • Vale do São Francisco (BA/PE): Produtores locais relataram que a “safra” de prata deve se intensificar nas próximas semanas. Mesmo com uma baixa pluviosidade, a irrigação tem mantido boas produção e qualidade na região. Bananicultores estão animados pela possibilidade de o período produtivo mais tardio gerar melhores retornos, já que a oferta nacional estará controlada.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita de banana prata
colheita de prata anã
HF Brasil
mercado de banana
oferta de banana