×
Banana
Setembro 22, 2022
BANANA/CEPEA: Oferta de nanica está inferior à demanda
Preço da variedade está alto

Por Patrick Rechi Berquó e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Oferta de nanica está inferior à demanda Ver fotos

Piracicaba, 22 – Setembro está sendo marcado por constante valorização da banana nanica nas principais regiões produtoras da variedade, como Vale do Ribeira (SP) e Norte de Santa Catarina. Na praça paulista, por exemplo, a nanica de primeira qualidade foi vendida por R$ 2,89/kg na roça na parcial do mês (1º a 16/09), alta de 30% frente ao mesmo período do mês anterior e de 90% frente a setembro do ano passado.

Segundo produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a razão da valorização se deve, principalmente, à baixa oferta nacional e à boa procura no período, até por conta dos elevados preços da prata, variedade concorrente. Diante desse cenário, alguns produtores estão optando por antecipar a colheita de nanica, a fim de atender todos os pedidos, mesmo que o calibre da fruta esteja menor.

Para outubro e novembro, espera-se um leve aumento na oferta de prata em algumas regiões produtoras, o que poderá impactar em maior concorrência com a nanica, mesmo que de forma pouco expressiva.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
colheita
cotação
demanda
nanica
norte de santa catarina
oferta
prata
preço
Vale do Ribeira