×
Banana
Abril 27, 2021
BANANA/CEPEA: Nanica se desvaloriza mais do que o esperado
Este cenário, juntamente à alta de custos, preocupa produtores

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Nanica se desvaloriza mais do que o esperado Ver fotos

Piracicaba, 27 –  O preço da banana nanica tem recuado nas regiões produtoras neste mês, diante, sobretudo, da intensificação da colheita no Vale do Ribeira (SP). Na praça paulista, a variedade de primeira qualidade é vendida por R$ 1,05/kg na parcial do mês (1º a 23/04), valor 34% menor frente ao mesmo período de março e 16% inferior à média parcial de abril de 2020.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o cenário preocupa, pois, apesar do aumento da oferta no Vale do Ribeira, a produção seguiu controlada no Norte de Santa Catarina, visto que os bananais ainda estão se recuperando das intempéries do ano passado, sobretudo do ciclone bomba. Assim, o aumento do volume não tem ocorrido nos mesmos patamares de anos anteriores.

Este cenário, por sua vez, deve ser reflexo das restrições econômicas e de funcionamento de setores causadas pela crise da covid-19 no Brasil. É importante ressaltar que a demanda institucional, muito importante para pequenos produtores, segue limitada. Em decorrência disso, juntamente com o aumento do custo de produção, impulsionado principalmente pelos constantes reajustes em fertliziantes, óleo mineral e defensivos agrícolas, produtores estão receosos.

A equipe Hortifruti/Cepea continuará acompanhando o mercado de nanica nas próximas semanas e novidades serão atualizdas em hfbrasil.org.br/banana

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
colheita de banana no Vale do Ribeira
HF Brasil
oferta de banana
oferta nacional de banana
preço de banana