24/10/2019

BANANA/CEPEA: Menor oferta garante melhores preços em 2019

Por outro lado, gastos também sobem no período

Por Rodolfo Hackmann e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BANANA/CEPEA: Menor oferta garante melhores preços em 2019Ver fotos

Piracicaba, 24 – Na parcial deste ano (janeiro a setembro), os preços da banana aumentaram nas principais regiões produtoras do País, devido à menor disponibilidade da fruta – em especial a de primeira qualidade. Enquanto a nanica de primeira foi comercializada na média de R$ 1,22/kg no Vale do Ribeira (SP) no período, a prata da mesma categoria foi vendida por R$ 1,81/kg no Norte de Minas Gerais – ambos os valores, 40% superiores aos da parcial do ano passado.

Contudo, não foram apenas os preços que aumentaram no período: os custos de produção também se elevaram em 22% na média dessas regiões produtoras, na mesma comparação. Este cenário, por sua vez, limitou a rentabilidade do setor. Isso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, se deve aos maiores preços dos insumos (devido à alta do dólar), da energia elétrica, do frete e da mão de obra. Vale ressaltar que, em períodos de chuvas, houve aumento da pulverização contra a Sigatoka, elevando os gastos.

Para as próximas semanas, espera-se que os preços da banana nanica sigam em alta, visto que a colheita deve ser retomada apenas na virada do ano, e que os da prata recuem, já que – por conta das maiores temperaturas no semiárido e, consequentemente, da maturação mais acelerada – a oferta da variedade poderá aumentar.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: banana, Cepea, colheita de banana, cotações, custo de produção de banana, oferta de banana, perspectivas, preços de banana, rentabilidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui