×
Banana
Dezembro 6, 2022
BANANA/CEPEA: Exportações brasileiras recuam na parcial do ano
Até novembro, volume enviado diminui 22%

Por Patrick Rechi Berquó, Guilherme Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Exportações brasileiras recuam na parcial do ano Ver fotos

Piracicaba, 06 – As exportações brasileiras de banana caíram na parcial do ano (janeiro a novembro). Segundo a Secex, o volume embarcado foi de apenas 78 mil toneladas no período, queda de 22% frente ao mesmo do ano passado. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que o ocorrido se deve à baixa oferta nacional (associada aos problemas climáticos dos últimos anos e à redução do investimento em tratos culturais pela alta do custo de produção) e aos problemas logísticos.

Porém, a receita arrecadada com as exportações somou quase US$ 35 milhões (FOB) entre janeiro e novembro de 2022, alta de 2% frente ao mesmo período do ano passado, ainda de acordo com a Secex. Houve influência, aqui, do Mercosul, onde os preços de comercialização aumentaram (sobretudo no primeiro semestre), já que a oferta de banana no bloco esteve restrita – alguns fornecedores, como Paraguai, Bolívia e Colômbia lidaram com restrições climáticas, problemas político-econômicos e impasses fitossanitários. Agora, com a crise econômica no Mercosul, o cenário das cotações é mais limitante.

Como expectativa para o último mês do ano, espera-se que dezembro ainda seja marcado por baixas exportações brasileiras de banana, diante da oferta nacional restrita.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
clima
embarques
exportação
logística
mercado internacional
mercosul
oferta