×
Banana
Junho 30, 2021
BANANA/CEPEA: Estudo relaciona manejo do solo com o mal-do-Panamá
Levantamento ocorre em áreas produtoras de banana de SP

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Estudo relaciona manejo do solo com o mal-do-Panamá Ver fotos

Piracicaba, 30 – Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, do Instituto Agronômico (IAC), da APTA/Vale do Ribeira e da Cati/São Bento do Sapucaí realizaram um levantamento dos atributos do solo, em áreas produtoras de banana no estado de São Paulo, que poderiam levar ao desenvolvimento do mal-do-Panamá ou Fusariose (Fusarium oxysporum f. sp. Cubense). Vale lembrar que este fungo reduz os níveis produtivos dos bananais, por causarem a murcha das plantas, rachaduras no pseudocaule, amarelecimento e quebra das folhas.

No Vale do Ribeira, resultados preliminares indicaram que solos mais ácidos, com baixa saturação por bases ou deficientes de fósforo, cálcio e manganês, podem influenciar o desenvolvimento do patógeno e aumentar sua severidade na planta. Já em São Bento do Sapucaí, os principais fatores determinantes para o desenvolvimento da doença foram os atributos físicos do solo, nos quais, quanto maior a compactação, maior a incidência do fungo.

O estudo deve seguir até o final de 2022, quando as instituições envolvidas esperam divulgar um manual com boas práticas de manejo, direcionadas ao controle do mal-do-Panamá.

Fonte: hfbrasil.org.br e Embrapa

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atributos do solo em áreas de banana
banana
Cepea
estudo sobre causas do mal-do-Panamá
fungo
Fusariose
HF Brasil
manejo de bananais
produção de banana