×
Banana
Março 12, 2019
BANANA/CEPEA: Entrada de banana equatoriana é proibida no Brasil
Risco de transmissão de vírus chama a atenção de agentes

Por Rodolfo Hackmann e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Entrada de banana equatoriana é proibida no Brasil Ver fotos

Piracicaba, 12 – Após um longo período de negociações, as exportações de bananas do Equador para o Brasil foram proibidas na última semana, de acordo com a Conaban (Confederação Nacional dos Bananicultores). O principal motivo foi a preocupação com a entrada do vírus BBrMV (Banana Bract Mosaic Virus), um agente fitopatogênico transmitido por um inseto que pode trazer diversas complicações para os bananais brasileiros, como perda no rendimento da plantação e também na qualidade do fruto.

Foi a própria Conaban, inclusive, que levantou os riscos e chamou a atenção do governo para as reais complicações que esse vírus poderia trazer às plantações brasileiras. Permitida desde dezembro de 2017, a importação de bananas do país andino ainda não havia afetado economicamente a produção do Brasil, pelo fato de a valorização do dólar no período inviabilizar a compra dessas frutas estrangeiras.

Fonte: hfbrasil.org.br e Conaban

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
bananas do Equador
Brasil proíbe importações de bananas do Equador
Cepea
importação de frutas
mercado internacional
produção de banana
proibição da entrada de bananas do Equador no Brasil