×
Banana
Agosto 26, 2021
BANANA/CEPEA: Como estão os envios da fruta ao Mercosul?
Volume recua em julho

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Como estão os envios da fruta ao Mercosul? Ver fotos

Piracicaba, 26 – Os dados mais recentes (de agosto) ainda não foram divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior), mas espera-se que as exportações brasileiras de banana ao Mercosul sigam limitadas neste mês. Este cenário seria decorrente do menor ritmo de colheita da nanica no Sul e no Sudeste – principais polos exportadores ao bloco.

Em julho, os envios ao Mercosul já perderam força. De acordo com dados da Secex, o volume enviado recuou 13% frente a junho, totalizando apenas 6,9 mil toneladas. Já a receita, em dólar, foi de US$ 2 milhões (FOB), valor apenas 2% maior, na mesma comparação.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que este recuo nos envios foi desencadeado pela menor oferta de nanica nas principais regiões exportadoras, devido ao fim do período de “safra” e às sequentes quedas de temperatura em diversas regiões do Brasil – as quais levaram à redução da disponibilidade, sobretudo de frutas de padrão exportação, já que a incidência de chilling (escurecimento dos cachos) aumentou.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
envios de banana ao Mercosul
exportações de banana
HF Brasil
mercado internacional de banana
oferta de banana
oferta de banana no Brasil