27/11/2020

UVA/CEPEA: Safra de niagara se encerra em Pirapora

Desempenho da temporada é satisfatório

Por Bárbara Castilha e Fernanda Geraldini Palmieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
UVA/CEPEA: Safra de niagara se encerra em PiraporaVer fotos

Piracicaba, 27 – A temporada da uva niagara, que começou em junho, se finalizou em Pirapora (MG) nesta semana (23 a 27/11). Assim como o esperado, a produção foi muito boa na campanha como um todo, tanto em qualidade quanto em quantidade. E, apesar das incertezas causadas pelo coronavírus, que trouxeram receio quanto à comercialização, o escoamento das bagas no mercado interno foi satisfatório e garantiu boa rentabilidade aos produtores locais. É importante destacar que  a menor concorrência com as frutas do Vale do São Francisco (PE/BA) no período, principalmente das variedades finas, auxiliou neste sentido.

As cotações médias, entre junho e novembro, ficaram 16,1% superiores frente ao mesmo período de 2019. Ainda que o volume final não tenha sido impactado, as produções de setembro em Pirapora ficaram aquém do esperado, devido às semanas mais frias em maio, que atrasaram o calendário. Os últimos cachos colhidos na região mineira foram afetados pela chuva e, em conjunto com o início da colheita das rústicas em Louveira/Indaiatuba e Porto Feliz (SP), houve desvalorição da niagara nesta semana: R$ 4,91/kg, queda de 23,6% frente à passada.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, clima, cotação de uva, HF Brasil, oferta, preços de uva, produção de uva, safra de uva de Pirapora, uva

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui