×
Uva
Abril 18, 2023
UVA/CEPEA: Exportações estão sendo impactadas pelo clima por mais um ano
Participação dos envios do primeiro semestre podem ser novamente menores que a de 2021

Por Gustavo Spalaor e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportações estão sendo impactadas pelo clima por mais um ano Ver fotos

Piracicaba, 18 – Por mais um ano, as exportações brasileiras de uvas frescas estão sentindo os impactos do clima. Segundo dados da Secex, o Brasil exportou no primeiro trimestre de 2023 quase 2,5 mil toneladas da fruta, leve alta de 1,3% frente ao mesmo período do ano passado, arrecadando US$ 6,5 milhões – queda de 1,6% no mesmo comparativo.

O desempenho limitado deve-se, principalmente, aos impactos do clima na produção do Vale do São Francisco (PE/BA), que mais uma vez sofreu com chuvas na primavera e no verão.

No ano passado, os impactos do clima diminuíram a participação dos envios do primeiro semestre, que atingiram o recorde de 28% em 2021. Segundo dados da Secex, em 2022 apenas 23% das uvas foram exportadas na primeira metade do ano, e tudo indica que, novamente, o período deverá ser de envios mais contidos – menor volume, restrições de qualidade, altos valores de frete marítimo e atratividade do mercado interno devem ser os principais motivos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
embarques
exportação
frete
logística
qualidade
uva
uva de mesa
uva sem semente
vale do são francisco