×
Uva
Janeiro 10, 2024
UVA/CEPEA: Exportação bate recorde em receita em 2023
Desempenho do último trimestre foi determinante para o bom resultado

Por Gabriela Souza Lima e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Exportação bate recorde em receita em 2023 Ver fotos

Piracicaba, 10 – As exportações brasileiras de uva bateram recorde em receita no ano passado. Segundo dados da Secex, o Brasil exportou quase US$ 178,3 milhões, aumento de 56% frente a 2022, e de 4% frente ao até então recorde de 2008. Em volume, foram embarcadas 73,2 mil toneladas, alta de 39% frente a 2022, mas não superou o recorde, também de 2008.

O bom desempenho é justificado, principalmente, pelo alto ritmo de embarques no último trimestre do ano, que respondeu por mais de 70% do volume e da receita anuais. Neste período, o mercado internacional enfrentou uma significativa diminuição na oferta de uvas devido ao clima em importantes fornecedores, principalmente Peru e Califórnia, o que resultou em elevada demanda pelas frutas brasileiras. Vale lembrar que, neste período, exportadores priorizaram os envios internacionais na maior parte do tempo (inclusive de variedades que normalmente são pouco exportadas), havendo momentos de falta de uvas no mercado doméstico – que ficou, basicamente, com as que não atendiam as exigências do segmento externo.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Califórnia
demanda
exportação
mercado internacional
oferta
peru
receita
recorde
uva
volume