×
Uva
Abril 18, 2024
UVA/CEPEA: Apesar da janela de exportação, embarques são limitados em março
Chuvas no vale restringem qualidade

Por Gabriela Sousa Lima e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Apesar da janela de exportação, embarques são limitados em março Ver fotos

Piracicaba, 18 – As expectativas sobre os envios brasileiros de uvas de mesa estavam altas para o primeiro trimestre, considerando a abertura da janela de exportação aos Estados Unidos, em fevereiro. Porém, o desempenho nacional vem sendo prejudicado pelo clima, que está chuvoso no Vale do São Francisco (PE/BA) desde o final de janeiro. Assim, a qualidade e a quantidade de uvas está limitada na região, afetando os embarques.

De fato, segundo dados do Comex Stat, o Brasil exportou 605,8 toneladas em março, recuo de 32% em relação ao mesmo período do ano passado, e o menor volume mensal de 2024 até agora. Em receita, foram arrecadados cerca de US$ 1,7 milhões, baixa de 40% no mesmo comparativo. Por conta da baixa oferta e preços em altos patamares, exportadores optaram por comercializar as uvas no mercado nacional. Apesar dos desafios enfrentados, o mercado norte-americano está sendo o maior destino das uvas brasileiras, respondendo por 72% dos envios de março.

Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
estados unidos
exportação
mercado interno
oferta
preço
qualidade
uva
vale do são francisco