×
Tomate
Maio 20, 2019
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno segue com boa rentabilidade em Mogi Guaçu (SP)
Área plantada e produtividade estão menores frente ao ano passado

Por Lenise Molena, Luana Guerreiro, Raquel Sabelli e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno segue com boa rentabilidade em Mogi Guaçu (SP) Ver fotos

Piracicaba, 20 – A menor oferta de tomate, ocasionada pelas diminuições de área e de produtividade (em relação ao ano passado), tem resultado em rentabilidade positiva aos produtores neste início da safra de inverno de Mogi Guaçu (SP). Na parcial de maio (até o dia 17), o preço do tomate salada AA fechou à média de R$ 65,56/cx, alta de 54% frente ao mesmo período de 2018 – quando a caixa era comercializada a R$ 42,57, em termos nominais.

Em maio, a região de Mogi Guaçu (uma das principais praças produtoras do período) deve colher aproximadamente 30% do total cultivado – sendo que, em abril, as atividades chegaram a 10% deste volume. Naquele mês, a produtividade ficou em 300 caixas/mil pés, com perdas estimadas entre 5% e 10%.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, as lavouras da região enfrentam problemas com bactérias e broca, ambas causadas pelas chuvas e pelas temperaturas elevadas. Neste cenário, houve aumento do número de aplicações – o que, somado à menor produtividade, acarretou em alta do custo unitário.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de tomate
Cepea
clima
cotação
preços de tomate
produção de tomate
produtividade
rentabilidade aos produtores de tomate
tomate em Mogi Guaçu