×
Tomate
Maio 25, 2023
TOMATE/CEPEA: Produção paulista é afetada por mudas contaminadas
Com menor produtividade, SP deve ter menor oferta em junho

Por José Vitor Kovac, Laura Cestarioli, Isabela Baldini da Silva e João Paulo Bernardes Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Produção paulista é afetada por mudas contaminadas Ver fotos

Piracicaba, 25 - Para o mês de junho, a oferta de tomates deve ser menor do que o previsto nas praças paulistas, por conta da produtividade abaixo do esperado. A razão é que as lavouras de Mogi Guaçu (SP) e Sumaré (SP) vêm novamente neste ano enfrentando problemas com contaminação das mudas por bactérias nos viveiros.

Colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmaram que, em 2023, com os altos índices pluviométricos desde o início dos plantios até o final de abril, o problema se agravou, o que vem resultando em uma quebra de produtividade acentuada na praça paulista, devendo reduzir bastante a média de produtividade na safra, mesmo que os últimos talhões tenham um rendimento bastante superior a esses primeiros.

Mesmo as chuvas tendo cessado, a umidade do ar nas regiões segue elevada, o que mantém a alta incidência de bactérias nas roças. Colaboradores afirmam que, para este início, a produtividade deve ficar abaixo das 300 cx/mil plantas. Além disso, produtores alegaram que os frutos estão apresentando atraso na maturação, resultante das noites mais frias em abril e da queda das temperaturas em maio.

Mesmo com este cenário, o calendário de oferta segue inalterado até o momento, com previsão de 40% da produção ofertada durante o mês em Sumaré e 20% em Mogi Guaçu.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bactéria
chuva
contaminação
doença
Mogi Guaçu
mudas
oferta
produtividade
sumaré
tomate
umidade